quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Lisboetando em Lisboa

Foi a nossa primeira viagem em terras portuguesas, e porque somente agora ela ganha um post?! essa nem eu sei responder, talvez por ser o início da nossa vida por aqui e também porque o blog não estava a funcionar como deveria e o tempo foi passando e Lisboa foi ficando para trás...e depois porque foi uma cidade que não me chamou muito atenção de início, para falar a verdade precisei ir três vezes para gostar dela :) 
A primeira vez foi logo quando chegamos, em 2012: O nosso objetivo foi assistir ao Cirque du Soleil (incrível!!) e claro, aproveitar para conhecer Lisboa e Sintra (que terá um post só para ela!)
Em Sintra
Estação Rossio - indo para Sintra
Cirque du Soleil
A segunda vez fizemos um roteiro bem diferente com o nosso amigo Diego: fomos conhecer todos os estádios de Lisboa e ainda assistimos a um mega jogo do Benfica no Estádio da Luz (foi incrível ver o voo da águia!)

Estádio do Sporting
E finalmente (e talvez não a última vez) fui a Lisboa com a minha mãe, irmã, tia e afilhada!

Então posso dizer que Lisboa é uma cidade cheia de opções. Pertinho dali tem o bairro Belém, onde se encontram os originais e mais deliciosos Pastéis de Belém. Atenção, somente aqui eles podem ser chamados assim, no restante do mundo deve ser pastel de nata (coisas de portuga rs).
Como uma legítima cidade portuguesa, é cheia de ruelas e histórias. Afinal, foi dali que partiram numerosas expedições na época dos descobrimentos, como a de Vasco da Gama. Em Belém mesmo é possível visitar um monumento chamado de "padrão dos descobrimentos". Mas, descreverei Belém melhor em outro post.
Padrão dos descobrimentos em Belém
Localizada na margem direita do rio Tejo, é a capital mais ocidental da Europa (fonte: Wikipedia). O seu centro histórico é rodeado por colinas com ruas suficientemente estreitas para permitir a passagem de carros, mas que proporcionam uma vista linda da cidade:
mamis no mirante de Santa Luzia

O gostoso de subir essas colinas é que você pode ir de funiculares ou mesmo a pé.

Então, vamos ao que interessa! o que ver em Lisboa?

:: Oceanário :: 

O oceanário fica localizado na parte mais moderna de Lisboa. Uma das minhas atrações preferidas de Lisboa é o Oceanário. O lugar mais incrível para ver vários animais marinhos pertinho e se sentir dentro do Oceano. Ele fica perto da estação Oriente. Mas, mesmo pegando o metrô até esta estação é preciso caminhar um pouco até lá. Um opção interessante (e se você estiver próximo a Praça do Comércio) é pegar o ônibus 728 que tem uma parada quase em frente ao Oceanário.

Fui duas vezes, uma vez com meu marido e amigos e outra com minha família! Foi incrível as duas vezes!! mas, ver a alegria da minha afilhada de 7 anos ao ver pinguins e os diferentes peixes nadando em frente a ela foi muito interessante! passeio para a família inteira!



muito amor por este "nemo" S2

:: O mirante de Santa Luzia ::


Este mirante proporciona uma vista linda da cidade. Ao fundo o rio Tejo fecha a paisagem típica portuguesa: as típicas casa "empilhadas" uma ao lado da outra.

Para chegar lá nós pegamos o elétrico (passeio super turístico para ser fazer também) em uma das ruas próxima ao nosso hostel (ali pela rua Conceição, região bem central de Lisboa) e descemos na parada "mirante de Santa Luzia".


Acho que foi a primeira vez que fui na primavera e fomos recebidas com este dia lindo! a vista foi incrível!

:: O Castelo de São Jorge ::

Do Mirante seguimos a pé ao Castelo de São Jorge, é pertinho dali. Não entramos, e em todas as vezes que fui a Lisboa nunca entrei. Sempre achei que não vale a pena pagar pela visita, sempre achei muito pega turista, então não sei dar opinião se vale ou não a pena. A entrada é barata e varia conforme idade e tem até preços especiais para famílias, mais informações é só clicar neste link aqui


:: A Sé de Lisboa ::

Do Castelo de São Jorge pegamos um ônibus ali perto e paramos em frente a Sé. Uma catedral medieval, romântica e gótica.
Imagem da internet (não tinha fotos da Sé :O !)
:: Praças e Ruas :: 

A Praça da Figueira:

Depois de visitar a Sé pegamos outros ônibus (em frente a Catedral mesmo) e fomos até a praça da Figueira. A praça da Figueira é localizada em frente a estação de comboios (trens) de Lisboa, a Estação Rossio. Vale a pena admirar esta belíssima estação (Daqui também é possível pegar o trem que vai para Sintra e Cascais). Perto desta praça está localizado o Hard Rock!


Estação de comboios Rossio (vale a parada para tomar um café no Starbucks dentro da estação)
A Praça do Comércio:

Localizada em frente ao rio Tejo, no verão muitas pessoas aproveitam para se refrescar ali. É uma praça bem ampla. E se de um lado você observa o rio Tejo de outro você observa toda a vida comercial e turística de Lisboa e o Arco da rua Augusta. Na rua Augusta tem-se muitas lojas, cafetarias, esplanadas, hóteis...e seguindo por ela você estará na praça da figueira! O hostel que costumamos ficar quando vamos a Lisboa fica pertinho desta rua (uma ótima localização - está no fim do post).

O arco da rua Augusta (famosa rua de Lisboa)
É nesta praça que também é possível pegar o bonde (elétrico) ou ônibus e ir até Belém.

Avenida da Liberdade:

Uma das avenidas mais elegantes (e caras) de Lisboa. Onde situam-se as famosas marcas como LV, Armani, entre outras. Vale o passeio porque a avenida é comprida e larga e é composta por árvores e jardins decorados.

:: Bairros (Freguesias) de Lisboa :: (os mais famosos e que eu conheço)

Alfama:
 Este é um dos mais famosos e antigos bairros de Lisboa. Cheio de ruas estreitas, o fado é o que reina por lá. Vários bares e restaurantes tocam esta música típica portuguesa.

Chiado: É o bairro mais cosmopolita e artístico. Encontram-se por aqui várias estátuas de figuras literárias: Fernando pessoa esta sentado no café a brasileira. Esta café é bem tradicional de portugal, vale a pena passar e tomar um bom café.

Belém: Um bairro de Lisboa, mas que parece ter vida própria. Famoso pelos seus pastéis de Belém tem muita história e vários monumentos que contarei em outro post.

Transporte

Para todos os transportes (bonde/elétrico, metrô, ônibus) você pode usar o mesmo ticket. O ticket diário de transporte público custa 6 euros! Super barato considerando outras cidades por aí.

Peguei táxi somente uma vez, quando fui com a família para lá. Estavam todos muito cansados e estávamos na estação Oriente (próximo ao Oceanário) e queríamos ir até Belém. Pagamos 12 euros e estávamos em 5, então valeu muito a pena. Considerando que estávamos muito longe, todos cansados e teríamos que fazer muita troca de estações foi um bom negócio. (são 16 Km, achei bem barato!)
bonde/elétrico 
Como ir de Porto a Lisboa?

Recentemente a Ryanair (aquela cia low cost de que já falei aqui) faz voos Porto-Lisboa a um preço super camarada. Comprei com antecedência e em dia de semana e consegui as passagens aéreas por 10 euros/pessoa (somente a ida). 

Outra opção é ir de comboio/trem: Devido a entrada desta cia aérea low cost os preços têm sido menores. Nós agradecemos rs. Compramos a passagem de volta por 18,50 euros/pessoa, mas antecipadamente, caso contrário teria sido um pouco mais caro. Compramos pelo site mesmo (www.cp.pt), categoria alfa, que é o comboio mais rápido. Os lugares são marcados e o comboio/trem é muito bom e confortável e com wifi. Viajamos a noite e bem tranquilos.

E sempre tem a opção de ir de carro. No entanto, as melhores estradas tem muito pedágio e acaba deixando a viagem muito cara. Só vale a pena se estiver em mais do que duas pessoas. Ainda mais agora com os preços da passagem a 10 euros, quase nem compensa.

Onde ficamos?

Sempre que vou a Lisboa fico no YesHostel! Levei até a família para lá e elas adoraram! o ambiente é bem descontraído, o pessoal é super simpático e o café da manhã (ovos mexidos, linguicinha, pão,tutela e etc) é uma delícia! O hostel é bem limpo e bem localizado, fica perto da praça do Comércio e o preço é bem bacana também (21€ banheiro privado e 16€ banheiro compartilhado)!

pub/restaurando do Yeshostel!

Espero que tenham gostado de Lisboa tanto quanto eu fui aprendendo a gostar :) 

Os próximos post serão sobre Sintra e Belém, dois lugares imperdíveis para quem vai a Lisboa!

Beijos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Statistics