Quase três mil anos de história e uma das mais antigas cidades do mundo. O latim, o direito, o Império Romano serviram como modelo durante séculos por diversos países. A cidade inspira história: suas ruínas, sua arquitetura, suas inúmeras e extravagantes praças espalhadas pela cidade fazem dela uma cidade única.
Roma é uma cidade relativamente pequena, então em 3 dias você consegue conhecer bem as atrações e percorrendo quase tudo caminhando. Mas, para quem não gosta ou simplesmente não quer andar muito (nós recorremos algumas vezes ao metrô, pois três dias caminhando também é cansativo!), existe a possibilidade de comprar o ticket para ônibus+trem+metrô (e ainda é possível pegar aquele ônibus turístico que tem em todo lugar) e também o Roma Pass (logo faço um post contando sobre estas alternativas).
Acho que essa foi a viagem mais organizada que fiz até o momento, com planilhas de horários, custos, passeios, e ainda assim muitas coisas saíram foram do planejado. Afinal, isso faz parte e sempre contamos com algumas surpresa na viagem! e também não gosto de ter tudo bem planejado, gostamos de andar e descobrir o que a cidade tem por detrás de seus pontos turísticos! ou seja, andar...andar..e andar...
A chegada
Saímos de Porto no dia 21 de junho final da tarde. No aeroporto mesmo compramos nossos ticket para o transfer em Roma, o que facilitou e muito a viagem, além de ser mais barato do que comprar no aeroporto em Roma. Compramos pela empresa TERRAVISION (www.terravision.eu), e pagamos 8 euros ida e volta/pessoa. Como fomos de ryanair, nosso voo parava no aeroporto de Ciampino, que fica localizado a 15Km de Roma (deu em torno de 40min. a viagem de ônibus do aeroporto até o centro de roma). Paramos na estação termini (no ticket o nome da parada era: rome city centre, devido a estação ficar no centro de Roma). A compra também pode ser feita online, através do site alí em cima, o que geralmente confere algum desconto do que comprando na hora. Outras possibilidades como trem regional também podem ser utilizados, mas a estação não fica no aeroporto, e sim no centro da cidade (Ciampino). Para facilitar vá de ônibus ou táxi.
A compra de bilhetes para a volta pode ser comprada diretamente na estação termini, onde a empresa tem uma espécie de bar (terracafé lounge) e ali é possível comprar as passagens.
Chegamos e o calor e a fome eram grande! Encontramos nosso hotel e um atendente muito simpático - aliás, simpatia é uma qualidade muito fácil de se encontrar em Roma! - nos indiciou uma pizzaria, bem como nos disponibilizou um mapa e nos fez todo um percurso turístico em 5 minutos.
Ficamos no Hotel Mariano, que além do atendimento ser fantástico, ficava muito próximo a estação Termini, o que facilitaria nosso transporte em Roma. Pagamos 180 euros para as 3 noites em um quarto de casal. No check out o hotel cobra uma taxa de 2 euros/pessoa/noite, devido ao imposto municipal. O hotel não disponibilizava café-da-manhã,nem outra refeição, apenas duas máquinas no saguão. No entanto, você podia trazer e comer o que quiser neste espaço, e também disponibiliza wi-fi.
23:30 e a nossa primeira pizza em Roma:
E nosso primeiro gelato:
Comemos na esplanada de um restaurante simples (ristorante giuseppe) e pagamos 15 euros pela pizza e dois chopes. Como era esplanada foi cobrado mais 1euro/pessoa. O gelato saiu por 2 euros, esse geralmente era o valor de uma ou duas bolas (depende o local).
Fomos dormir felizes e prontos para começar a conhecer a cidade. Vou descrever os dias em post separados, logo:
Fomos dormir felizes e prontos para começar a conhecer a cidade. Vou descrever os dias em post separados, logo:
Primeiro Dia - O Vaticano e o Museu do Vaticano, clique AQUI
Segundo Dia - Roma Antiga, clique AQUI
Terceiro Dia - Praças e fontes de Roma AQUI
amandoooo essas dicas!!! :)
ResponderExcluirobrigada querida!!!! qualquer informação a mais que eu puder lhe ajudar é só pedir! :) beijos
Excluir