Estes jardins românticos foram projetados em 1860 por um paisagista alemão, para envolver o então palácio de cristal, hoje pavilhão Rosa Motta - fonte Wiki.
Neste local é possível desfrutar de vistas deslumbrantes do rio Douro. Para mim este local é o mais lindo deste jardim, pois gosto muito desta vista única do rio Douro e da Ponte Arrábida.
E aonde esta o tal Palácio de cristal?! Podem procurar a vontade que você não irá encontrar! Na verdade ele não existe mais (1865-1951). O palácio foi substituído pelo Pavilhão Rosa Motta, que podemos observar por esta cúpula verde na foto abaixo:
A entrada é gratuita e os Jardins do Palácio de Cristal, incluem alguns jardins temáticos: Jardins de Plantas aromáticas; de plantas medicinais entre outros. E incluem também a chamada Avenida das Tílias, perto situam-se estratégicos miradouros que proporcionam as vistas panorâmicas do rio Douro que já mencionei.
Ao fundo desta avenida encontra-se a capela que a princesa Montléart mandou construir em homenagem ao seu irmão, o Rei Carlos Alberto.
Capela ao fundo do jardim |
Mais fotos do local:
Nas minhas visitas ao Palácio, pude observar dois cenários diferentes...e tudo ocasionado um pouco pelo tempo, e um pouco pela falta de cuidado deste local. Neste ano está a chover muito e por isso o palácio fica com aquela humidade pesada e o gramado do jardim não tão vistoso como em dias mais ensolarados. Mas, a falta de cuidado acaba por refletir em muitas partes deste passeio também.
Mas, ainda assim é um local agradável, tem uma vista lindo do rio Douro e com certeza vale o passeio!!
Beijinhos ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário