Pela foto acima provavelmente já identificaram de quais pedras eu estava a falar neh?! Notaram o dia lindo que fez neste dia também? O dia estava tãooo lindo que não conseguimos ficar mais de 15 minutos por ali rsrs
Com a nossa capa de chuva em mãos, conseguimos tirar algumas fotos. No entanto, deixamos para ouvir o final do nosso audio-guia no caminho de volta.
Nós compramos a entrada pela internet por 13,90€ por pessoa (neste link aqui). Stonehenge fica a 2 horas do centro de Londres, por isso optamos por alugar um carro (33,52€/um dia). Fizemos o aluguel no aeroporto mesmo (na chegada de Londres), assim já facilitava sair no outro dia cedinho para Amesbury.
Olha nós a caminho de Stonehenge pelo lado contrário!!! gente experiência muito estranha para mim! Só sei que fazer rotunda neste lado é muito mais complicado!!! senão fosse o marido acho que nunca saia de uma! ahahah
Segundo o Wiki: Stone (pedra) + henge (eixo) é uma alinhamento megalítico da Idade do Bronze, localizado no sul da Inglaterra. Constituí-se no mais visitado e conhecido círculo de pedras britânico, e até hoje é incerta a origem da sua construção, bem como da sua função, mas acredita-se que era usado para estudos astronômicos, mágicos ou religiosos.
A verdade é que ninguém tem muita certeza sobre a função e como estas pedras foram parar ali. Mas, é muito interessante imaginar isso enquanto ouve-se alguns aspectos interessantes da sua história e pesquisas atuais pelo audio-guia.
Falando da nossa chegada. Não havia qualquer fila para comprar tickets na hora e olha que chegamos era 11:00 horas da manhã. Mesmo com os tickets em mãos foi necessário trocá-los em um dos caixas situados na entrada:
Os caixas se localizam bem na área central da entrada. Ao lado esquerdo fica o restaurante e o shop e no lado direito as casas de banhos (banheiros). Atrás dos caixas você retira o seu audio-guia, sem pagar nada a mais por isso. Não tem em português, mas tem em espanhol, inglês, entre outras línguas.
Para chegar ao monumento é necessário pegar um trenzinho, não tem como chegar a pé. O trem fica na saída do shop (loja de souvenirs). Ele passa a cada 10/15 minutos. É só entrar que ele te leva até o monumento, e você pode voltar a qualquer momento.
No caminho fomos ouvindo as notas introdutórias sobre Stonehenge e observando a paisagem. Mas, a maioria das partes inseridas no audio-guia, eram para ser ouvidas no local, pois a todo momento você tinha que olhar para a paisagem para tentar entender sobre quais aspectos eles estavam a falar. Foi muito interessante!
Stonehenge - outra perspectiva:
Se observarem nesta foto abaixo, existem umas valas em torno do monumento. Pelo audio-guia ficamos a saber que estas eram usadas para enterrar as pessoas tidas como guerreiros.
Outra curiosidade sobre o monumento: acredita-se que este era um monumento dedicado aos mortos. Pesquisadores encontraram indícios de que existia um mesmo (ou similar) monumento a uma distância em linha reta deste de pedra, no entanto o material era outro, de madeira. Acredita-se que o monumento de madeira simbolizava a vida e o de pedra a morte. E ambos eram conectados por uma longa avenida que ali existia.
A chuva deixou nosso passeio mais curto, e logo retornamos ao ponto de saída do trenzinho. Paramos no restaurante para um almoço/lanche antes de partirmos. Adorei esta empada, super recomendo! era com carne de porco, legumes e bem apimentada. Na verdade, estava curiosa por provar a pork pie, uma torta tradicional da cultura inglesa que parecem deliciosamente gostosas rsrs. No entanto, não era essa (e nem achamos em Londres também), mas era bem boa!
Retornamos a Londres no início da tarde e devolvemos o carro alugado. Nas próximas semanas farei o post de Londres, a cidade pela qual fiquei encantada!
Beijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário