São 27 as Aldeias do Xisto distribuídas pela região centro de Portugal. Localizadas no interior formam uma paisagem única nessa região. São pequenas aldeias rodeadas por belas paisagens naturais que se caracterizam por utilizarem o xisto, pedra abundante nesta zona de Portugal. As aldeias do Xisto tem como objetivo tornar esta região turística bem como buscar um repovoamento e renovação destas comunidades, visto que muitos dos seus habitantes abandonaram esta terra em busca de melhores oportunidades.
Como eu disse ao total são 27 aldeias, mas a Talasnal foi a que mais nos chamou atenção por isso optamos por visitá-la.
Nós fizemos uma viagem de bate e volta, mas aconselho passar um fim de semana em alguma aldeia. É possível se hospedar em muitas casas de xisto que foram transformadas em hotel ou pousada. É um fim de semana de encontro com a natureza.
A aldeia de Talasnal está situada na Serra da Lousã, em Portugal. Saímos no domingo (mês de Julho) de carro do Porto e levamos duas horas até o local. "A ruela até principal acompanha o declive da encosta, num percurso íngreme. Dela derivam quelhas e becos, que criam um ambiente de descoberta que todos gostam de explorar à espera da surpresa de um novo recanto." Assim é descrita a Aldeia de Talasnal. É uma verdadeira descoberta e um encontro com a natureza. Por vezes silenciosa e por vezes turística. As casas de xistos mesclam com a paisagem de serra. Confesso que foi um pouco nostálgico, pois lembramos muito da nossa região e deu saudade. Mas, ao mesmo tempo foi tão tranquilizador estar lá e descobrir um lugar totalmente novo e diferente do que já vimos. A experiência só não foi melhor por não conseguirmos dormir e aproveitar as diferentes atividades de lazer e desporto.
Para quem vai de carro recomendo parar em Mealhada e comer o leitão da bairrada! nós não conseguimos comer porque iríamos perder muito tempo, mas planejamos voltar e comer este prato típico com um bom espumante da bairrada. Afinal, esta é uma das 7 maravilhas gastronômicas aqui de Portugal ;)
:: Para maiores informações este site fala tudo sobre as Aldeias do xisto: http://aldeiasdoxisto.pt
Na volta paramos em Senhor da Pedra, uma praia de Vila Nova de Gaia. Uma praia bem linda com uma faixa extensa de areia e uma Capela construída sobre um rochedo na beira do mar (que segundo o Wiki foi em 1686). Esta capela teve origem no antigo culto pagão e depois foi convertida ao cristianismo:
Beijos :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário